Brasil e EUA reabrirão diálogo, sob novas bases, na cúpula do G20
Brasil e EUA reabrem diálogo na cúpula do G20
Líderes do Brasil e dos Estados Unidos farão primeira reunião formal desde a crise diplomática provocada pelos abusos da espionagem norte-americana; presidente Dilma Rousseff e Barack Obama devem relançar acordos bilaterais, como o Open Skies, que ampliaria opções de rotas para viagens aos EUA a partir do Brasil, e o Visa Waiver, que derrubaria a obrigatoriedade de visto para turistas dos dois países. Ler matéria completa no Brasil 24/7.
Análise
”Os EUA estão tendo de repensar sua política externa, especialmente depois do cancelamento da visita de Estado da presidente do Brasil a Washington, em 2013, devido ao escândalo da espionagem norte-americana contra chefes de Estado, da recente explícita chamada de Vladimir Putin a uma "nova ordem mundial multipolar", da criação do Banco dos BRICS, do crescimento econômico sem paralelo, e consequente influência da China — que já produz mais da metade do aço do mundo, p. ex. —, do crescimento tecnológico da Índia, do reconhecimento oficial pela Suécia do Estado Palestino... enfim, de uma série de eventos que estão a colocar em xeque o jeito norte-americano "imperial" de se relacionar com o mundo. A premissa de desenvolvimento com segurança para todos é que a lide com os fatos do mundo seja de responsabilidade conjunta, e não mais uma tarefa "imperial" de um só país-potência. Essas, na prática, são as atuais "condições do diálogo". E o Brasil está alinhado com esse novo modo de pensar e agir.”
~ ABAFO Associação Brasileira de Alfabetização Funcional On-line
Histórico recente das relações POLÍTICAS bilaterais Brasil-EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Depois de uma rápida revisão, seu comentário será adicionado. Erros de português não inviabilizarão a postagem do seu comentário. Obrigado