terça-feira, 11 de novembro de 2014

Uma nova diplomacia para um mundo multipolar

Brasil e EUA reabrirão diálogo, sob novas bases, na cúpula do G20

Dilma ralhando com Obama_up

Brasil e EUA reabrem diálogo na cúpula do G20

Líderes do Brasil e dos Estados Unidos farão primeira reunião formal desde a crise diplomática provocada pelos abusos da espionagem norte-americana; presidente Dilma Rousseff e Barack Obama devem relançar acordos bilaterais, como o Open Skies, que ampliaria opções de rotas para viagens aos EUA a partir do Brasil, e o Visa Waiver, que derrubaria a obrigatoriedade de visto para turistas dos dois países. Ler matéria completa no Brasil 24/7.

Análise

”Os EUA estão tendo de repensar sua política externa, especialmente depois do cancelamento da visita de Estado da presidente do Brasil a Washington, em 2013, devido ao escândalo da ‪espionagem‬ norte-americana contra chefes de Estado, da recente explícita chamada de Vladimir ‪‎Putin‬ a uma "nova ordem mundial multipolar", da criação do Banco dos ‪BRICS‬, do crescimento econômico sem paralelo, e consequente influência da ‪China‬ — que já produz mais da metade do aço do mundo, p. ex. —, do crescimento tecnológico da ‪‎Índia‬, do reconhecimento oficial pela ‪Suécia‬ do Estado ‪‎Palestino‬... enfim, de uma série de eventos que estão a colocar em xeque o jeito norte-americano "imperial" de se relacionar com o mundo. A premissa de desenvolvimento com segurança para todos é que a lide com os fatos do mundo seja de responsabilidade conjunta, e não mais uma tarefa "imperial" de um só país-potência. Essas, na prática, são as atuais "condições do ‪diálogo‬". E o Brasil está alinhado com esse novo modo de pensar e agir.”

~ ABAFO Associação Brasileira de Alfabetização Funcional On-line

Histórico recente das relações POLÍTICAS bilaterais Brasil-EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de uma rápida revisão, seu comentário será adicionado. Erros de português não inviabilizarão a postagem do seu comentário. Obrigado